O SEBRAE-MG lançou em 2013 a cartilha como elaborar Plano de Acesso a Crédito para sua Empresa. A cartilha trata de fase importantes da micro, pequena e média empresa na sua estrutura buscando a melhor operacionalidade e, ainda permitir transparência nas informações financeiras para ter acesso a recursos que estão disponíveis no mercado.
Na primeira parte a cartilha trata da fase de organização das finanças da empresa, como ela deve ser organizar antes de buscar os recursos, como elaborar o fluxo de caixa, como montar uma demonstração de resultado, quais outros instrumentos financeiros existentes, como se autofinanciar e os motivos do desequilíbrio financeiro e possíveis soluções.
Na segunda parte a cartilha trata do relacionamento com instituições financeiras que possuem os recursos para as empresas, quais produtos existentes no mercado, como se dá a cobrança bancária, como é a relação dessas instituições com o recebimento das vendas através de cartões de débito e crédito, o que é o cartão empresarial, o que é preciso saber sobre o crédito, tipos de créditos existentes, o que é financiamento de investimento fixos, o que é recursos para capital de giro, a importância de manter o cadastro positivo, o que é limite de crédito e como obter.
Na terceira parte a cartilha trata da formalização da melhor alternativa de credito para as empresas, das alternativas de crédito para empreendedores, investimento fixo, linhas de credito de capital de giro, o que é componentes de uma operação de crédito, o que é valor de empréstimo ou financiamento, trata das prestações, do prazo de carência, dos encargos financeiros, das garantias, dos custos efetivos dos empréstimos.
O acesso a essa cartilha deverá ser no seguinte link: http://d-app.sebraemg.com.br/e/10961/686/316612/21ddd
João Aristides de Morais
Sócio da Consult Audi