valor.globo.com – 12/02/2020.
Por Nathália Larghi – De São Paulo.
Ferramenta permitirá que qualquer empresa ofereça serviços bancários para os seus clientes, desde pagamentos até cartão de crédito e empréstimos.
Imagine pagar contas ou fazer TED e DOC por meio de uma conta digital oferecida por uma varejista ou supermercado. É o que o Bankly, nova plataforma da fintech Acesso, quer oferecer aos seus clientes. A ferramenta permitirá que qualquer empresa ofereça serviços bancários para os seus clientes, desde pagamentos até cartão de crédito e empréstimos.
Dentro da plataforma, as empresas contratantes poderão escolher qual tipo de serviço querem oferecer aos clientes, sendo que esse serviço será “gerenciado” pela Acesso, que hoje funciona com uma autorização de Instituição de Pagamento e Conta de liquidação. Isso permite que ela esteja dentro do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e, assim, tenha autorização para emitir e receber boletos, fazer transferências bancárias e etc.
“A empresa pode continuar focada no negócio principal dela, mas oferecendo outros serviços para o cliente”, afirma Davi Holanda, presidente da Acesso. Para isso, a companhia terá que pagar à fintech pela plataforma, além de arcar com os custos daqueles serviços oferecidos.
O pagamento de um boleto, uma transferência e até a manutenção de uma conta on-line custam entre R$ 0,50 a R$ 1,50. Mas esse valor não será necessariamente repassado aos clientes, afirma Holanda. Ele pode ganhar fidelizando aquele cliente”, diz.
Um exemplo seria descontos especiais para quem tem aquela conta digital, que motiva os clientes a consumirem mais. Outra possibilidade de ganhos financeiros, por parte da empresa, é o oferecimento de cartões de crédito. Nesse caso, o emissor (que seria a companhia que contrata o Bankly), recebe a chamada “taxa de intercâmbio”, uma porcentagem cobrada do lojista a cada transação.
Segundo Holanda, hoje a Acesso negocia com cerca de 200 empresas que querem algum dos serviços do Bankly. Já fechados, são cerca de 80 parceiros.
Um dos concorrentes do serviço da Bankly no Brasil é o BBNK, que também funciona como uma empresa de “banking as service”. Porém, segundo Holanda, a empresa oferece serviços chamados de “white label”, ou seja, uma plataforma única que o cliente customiza como quer. Já o Bankly oferece diferentes serviços e o cliente pode contratar apenas o que lhe convier, que passa a ser integrado em seu próprio sistema.