O mundo Corporativo vem se tornando cada vez mais complexo e competitivo, exigindo cada vez mais competências especiais e fundamentais daqueles que vislumbram sucesso profissional ou pessoal. Dentre elas quero destacar o foco em resultado.
Ter essa competência significa ser eficiente entregando resultado no menor tempo possível sem, necessariamente, estar sempre ocupado envolto de problemas e abarrotado de eternas justificativas e “boas intenções”.
O mundo corporativo mudou muito nas últimas décadas mas existem velhos hábitos e velhas crenças muito arraigados em nós, contra os quais não temos forças para mudar sozinhos, especialmente no ambiente de trabalho.
Apenas para ilustrar velhos hábitos e crenças, a semana de trabalho de 40 horas foi instituída em 1938 pela Fair Labour Standards Act que também apresentou a figura do salário mínimo. Aprimorava, naquela época, a relação empregador x empregado e ditava, como padrão de competência e eficiência, estas 40 horas semanais.
É isto mesmo: 1938 e este padrão é adotado e seguido até hoje.
Assistimos hoje uma massa de ocupados cumprindo, no mínimo, 40 horas semanais de trabalho, participando de reuniões que trazem o glamour da importância executiva e no final do mês, ou do ano, não produzem os resultados esperados para o negócio.
Parece ser difícil, para muitos, sair desta área de conforto e ser mais eficiente focando no resultado através da utilização dos recursos tecnológicos hoje disponíveis que nos permitem ganhar tempo mesmo não estando fixo a uma mesa que, carinhosamente, chamamos de “mesa de trabalho”.
Para refletirmos sobre este ponto apresento algumas estratégias que valorizam o FOCO NO RESULTADO e trazem mais eficiência no nosso dia a dia:
- Elimine as atividades que fazemos e tira o nosso foco daquilo que de fato é importante. Existem diversas atividades que não agregam nada, pelo contrário roubam energia e nos distanciam de realizar a nossa meta.
- Estar sempre ocupado, sem tempo para nada, pode ser ineficiência. Seja eficiente aprendendo a usar a seu favor as inúmeras tecnologias hoje existentes, afinal estamos no século XXI. Elas estão aí para serem compreendidas e o seu domínio se revela essencial para se sobreviver num mercado cada vez mais competitivo;
- Tudo que você entrega deve ser superior à entrega de seus concorrentes.
- Saia da zona de conforto e repense se o que você considera um bom resultado é realmente o que se espera. Pare de se iludir com você mesmo ou com suas entregas. O objetivo é melhorar o desempenho e mudar a maneira como você faz;
- Elabore um planejamento daquilo que deseja com data e pequenas metas alcançáveis a curto prazo e a medida que for alcançando trace novas metas cada vez mais ousadas;
- Compartilhe e ouça amigos, parceiros e clientes que muitas vezes trazem críticas construtivas que devem ser assimiladas e elogios que devem ser olvidados.
Afinal, onde está seu foco? Quando tiver 6 minutos de disponibilidade assista este vídeo e compreenda a diferença de estar ocupado focando a tarefa e imagine como seria focar no resultado. (Ele é de 2011, talvez estava demasiadamente ocupado e não tenha visto).
Pense nisso, aceite as mudanças necessárias e espero que tenha sucesso!
Silvio Silva
Executivo Financeiro, Business Controller
Sócio Diretor na Consult Audi
Auditor Contábil